Saúde à dentada Escola saudável Campanha de Outdoors Campanha Frota Mundo da Maçã Acções no ponto de venda Projetos |
Saúde à Dentada
Projecto-piloto de incentivo ao consumo de maçã qualificada nas escolas, desenvolvido no ano lectivo de 2006/2007 em parceria com o Município de Óbidos, e que teve com objectivo promover hábitos saudáveis, estimulando o consumo de maçã nas escolas. O projecto envolveu 700 alunos dos jardins-infância e do 1ºciclo.
|
Escola saudável
Este projeto teve como premissa, no âmbito da alimentação saudável e da proteção ambiental, criar sinergias entre as entidades envolvidas de modo a incentivar o consumo de fruta e alimentos saudáveis junto dos alunos das escolas. Os objetivos do projeto basearam-se na promoção do consumo de fruta e educação das crianças/jovens na alimentação saudável; na consciencialização de pais e educadores para os benefícios da fruta e na informação da importância da produção integrada para o meio ambiente e segurança alimentar das populações. Esta iniciativa decorreu nos anos lectivos de 2007/2008 e 2008/2009, em 40 escolas do 2º e 3º ciclo do distrito de Leiria.
|
Campanha de Outdoors
No âmbito dos benefícios para a saúde decorrentes do consumo de maçã qualificada, a campanha "Combate a obesidade à dentada" esteve patente em vários outdoors, distribuídos por vários pontos estratégicos de grande afluência de pessoas, de Lisboa e do Porto. Tendo em conta a grande problemática da obesidade, cada vez mais presente nas camadas jovens, esta iniciativa teve como principal objetivo promover o consumo de maçã e alertar para os benefícios que o seu consumo regular tem no combate à Obesidade.
|
Frota
A Maçã de Alcobaça é uma marca colectiva com uma imagem de marca que tem acompanhado a modernização dos tempos. Teve uma imagem associada à sua frota em 2007 e iniciou o ano de 2014 com uma nova imagem.
|
Mundo da Maçã
Trata-se de uma iniciativa inteiramente dedicada à temática da maçã, que envolve os diferentes agentes económicos e que contribui para a dinamização da região, como modo de atracção de visitantes.
Inserida uma Campanha com o objectivo de informar os consumidores dos benefícios do consumo de Maças de Qualificadas, decorrem um conjunto de atividades culturais, gastronómicas, desportivas, etc…, que pretendem seduzir um publico alargado em termos sociais, geográficos e etários.
No âmbito deste projecto foram realizadas várias iniciativas, tais como:
|
Apple Parade Mundo da maçã nas praias Comércio Local A maçã e o desporto A maçã e a saúde Espaço criança Gastronomia
Apple Parade
No âmbito das iniciativas culturais, a Apple Parade é uma Exposição de maçãs gigantes, decoradas por artistas e escolas da região. Pretende-se com esta exposição de rua, potenciar o aumento do número de visitantes ao Mundo da Maçã, envolvendo também um maior numero de agentes de divulgação do evento.
|
Mundo da maçã nas praias
Esta iniciativa visa promover o consumo de maçã e informar dos principais benefícios da Maçã Qualificada na Saúde, ao maior numero de pessoas, de uma forma lúdica, num contexto em que estas estão recetivos à mensagem porque estão num momento de lazer.
|
Comércio Local (decoração de montras)
Para uma maior envolvência dos agentes económicos a distribuição de maçãs e efetuadas para que os mesmos possam decorar as suas montras.
|
A maçã e o desporto
No âmbito do incentivo a uma alimentação equilibrada e estilos de vida mais saudável, a promoção da atividades física e desportiva não podem faltar nas atividades do Mundo da Maçã.
|
A maçã e a saúde
Rastreios, informação e sensibilização sobre o consumo de maçã e os seus benefícios para a saúde, em colaboração com os profissionais de saúde, é outra das iniciativas de destaque no Mundo da Maçã.
|
Espaço criança
Espaço dedicado às crianças com animação, insufláveis, jogos, actividades, pinturas faciais e divulgação de informação sobre o consumo de maçã e os seus benefícios para a saúde.
|
Gastronomia
Com esta iniciativa pretende-se Incentivar a restauração regional para a diferenciação culinária rica em alimentos saudáveis com maçã, bem como criar sinergias entre os valores da Maçã e Alcobaça e a sua notoriedade com o turismo.
|
|
Acções no ponto de venda
De forma a promover a Maçã de Alcobaça a APMA tem vindo a desenvolver várias acções de promoção em diversos espaços de venda, nomeadamente em grandes superfícies e em lojas dos seus associados.
|
Operação 1.0.1 - Grupos Operacionais
Estes projetos têm como objetivos principais a criação de mais conhecimento na fileira da Maçã de Alcobaça IGP e mais qualidade do fruto, quer a nível nutricional, a nível do sabor, a nível de segurança alimentar, a nível de resistência, a nível do equilíbrio ambiental e ao nível da funcionalidade. Apresenta-se os sites específicos dos projetos com as respetivas fichas técnicas das parcerias.
Operação 10.2.1.5 -Promoção de produtos de qualidade locais
PDR2020-10215-046086 - VitaMaçã
O projeto pretende promover a Maçã de Alcobaça-IGP, uma maçã reconhecida como Indicação Geográfica, cuja área de produção coincide em grande medida com o Oeste.
Apresenta-se a Ficha do Projeto
PDR2020-10215-046093 - Delicia-te na terra da fruta
O projeto pretende promover a Maçã de Alcobaça - IGP no âmbito da gastronomia, de uma alimentação equilibrada e do alojamento regional.
Apresenta-se a Ficha do Projeto
Sistema de Apoio a Ações Coletivas - Internacionalização
Projeto de Promoção da Maçã de Alcobaça nos mercados externos, contribuindo para a valorização e diferenciação da Maçã de Alcobaça, fomentando as exportações e a inovação, e transversalmente a competitividade e visibilidade internacional de Portugal.
POCI-02-0752-FEDER-046004 - Projeto de promoção da Maçã de Alcobaça nos mercados externos.
Apresenta-se a Ficha do Projeto
|
|